Jornal União

Para comemorar mais de duas décadas de existência, o Jornal União buscou um planejamento de modernização e expansão, e a Agência de Comunicação Integrada Marcão Kareca foi a responsável pelo planejamento de comunicação e marketing. O primeiro passo foi readequar todo o projeto gráfico editorial.

“As mudanças no União foram pensadas para que o jornal se atualizasse frente aos avanços que a nossa forma de comunicação passou nos últimos anos. Acredito que os veículos devem se adaptar ao público que, atualmente, obtém informação através de multiplataforma. A Agência idealizou, então, a inclusão de novas plataformas de comunicação para o periódico,  lançando assim a “Tv União” e a “Rádio União” evoluindo seus conteúdos impressos para vídeo e áudio no meio on-line”, explica o jornalista e publicitário Marcos Castri, conhecido por Marcão Kareca.

A mudança do União pode ser percebida logo no seu visual. “Foi criado um novo logotipo para se adaptar em diferentes situações e aplicações e esse impacto visual de evolução já pode ser percebido no novo layout e na diagramação que também passou por nova padronização”, exemplifica Marcão Kareca.

 “O layout das páginas foi idealizado para ser mais atrativo e intuitivo, para isso foi usado cores como signos para representar cada seção do Jornal, as fonts sofreram mudanças de estilo e tamanho para que se adaptassem ao público leitor, que hoje exige mais agilidade e modernidade na sua busca por informações. O logotipo também foi composto com silhuetas suaves, que representam o movimento do ato de folear uma página de um jornal”, explica Odair Rodrigues, designer gráfico da Agência Marcão Kareca que liderou a equipe responsável pela elaboração do projeto.

O Jornal União já começou a circular com seu novo projeto gráfico em novembro, com disposição dos conteúdos nas páginas de forma mais harmoniosa e também apresentado ao leitor formas diferentes de acesso à informação em sua versão on-line. “Introduzimos a tecnologia da R.A. (Realidade Aumentada), onde o leitor pode visualizar informações através de conteúdos de áudio e vídeo, por exemplo, com o simples uso de um aplicativo que ´lê’ o código impresso no jornal”, acrescenta Marcão Kareca.

Além do trabalho de desenvolvimento deste projeto, a Agência também ficou responsável pela campanha de marketing de lançamento do novo produto. Além disso, Agência Marcão Kareca criou o planejamento estratégico para nova comunicação do Jornal União nas redes sociais, como o Facebook e também produziu o comercial para veiculação em televisão.

Os novos conteúdos em vídeo (TV UNIÃO) que são postados no YouTube e disponibilizados no site do Jornal, são produzidos em parceria com a Agência. “Disponibilizamos nossa estrutura de estúdios de tv para a gravação das entrevistas realizadas pela equipe de jornalismo do União”, conta Marcão Kareca.

A equipe comercial do Jornal União também possui agora novo material, um Midia Kit profissional, onde apresenta as vantagens competitivas do veículo.

Quer isso para você também?

Não importa o tamanho do seu projeto, nós temos a solução ideal. Nosso trabalho de qualidade consegue atingir os passos necessários para o sucesso de sua comunicação!